A cidadania começa em casa

Leandro Karnal diz: "não existe país com governo corrupto e população honesta". É com esta afirmação que inicio aqui a nossa prosa.
Muitas vezes, demonstramos não acreditar nos políticos aqui no Brasil, mas esquecemos que os políticos são brasileiros, portanto, se há sujeira na política, talvez seja por que nossa sociedade anda pecando nas pequenas demonstrações de cidadania. Notavelmente, exigimos nossos direitos e falhamos quanto as nossas obrigações mais simples.
Cidadão é aquele que pratica a cidadania. Esta é o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.
Nos pequenos casos, podemos demonstrar que infringimos em algumas de nossas obrigações, por exemplo: estacionamos em vagas de idosos ou deficientes, mesmo não pertencendo a esses grupos específicos.
Quando jogamos de nossos veículos nas ruas e rodovias: lata de cerveja, refrigerante, sacolas plásticas, sujando a cidade ou podendo ocasionar acidentes.
Quando depredamos placas de trânsito, prédios públicos, pichamos muros...
Quando fumamos em locais fechados, compartilhando nosso vício aos que não concordam com ele...
Quando não sabemos nossos limites, ouvindo som excessivamente alto em nossas casas, deixando nossos vizinhos sem condições de ouvirem a própria TV, estudarem...
Quando negligenciamos e não assumimos nossos papéis de pais e deixamos nossos filhos para o Estado tentar resolver a educação deles. E o pior, depois que os professores apontam os erros desses filhos, desconhecemos tais comportamentos, visto que mal conhecemos as crianças ou adolescentes que temos em casa.
Quando despejamos óleo de cozinha em ralos, podendo, com um litro de óleo, poluir cerca de 25 mil litros de água nos rios de nosso município.
Quando, no trânsito, ultrapassamos pela direita, dirigimos quase parados por estarmos ao celular...
Culpar os políticos é fácil! Esquecemo-nos que os políticos são brasileiros, esse povo que comete as pequenas faltas descritas. Os políticos brasileiros, portanto, são apenas reflexos de como vivemos, de como o jeitinho ainda predomina na nossa cultura. A política não muda se a sociedade não muda. Cidadania começa em casa, nas pequenas coisas...

Encerro esse nosso papo com um frase de Eticamicina 5mg: "Cidadania é um vírus benigno, pelo qual a sociedade brasileira não se deixa inocular!"

Facebook Twitter RSS