O fogo e a fé

                Uma corrida com o controle remoto pela TV e vejo matérias sobre o carnaval, a renúncia do Papa Bento XVI e o excesso de reportagens sobre a fiscalização e exigências de alvarás em boates no Brasil, devido ao incêndio em Santa Maria (RS).

                Carnaval, renúncia e incêndio. Renunciar o carnaval, incendiar a igreja ou pular o fogo? Misturei tudo. Vamos voltar...

                Mais um carnaval passou. Até que enfim! Um incêndio envolvendo um carro alegórico em Santos matou quatro pessoas. O que era para ser diversão acaba em tragédia. Outra fatalidade envolvendo o fogo!

E após a renúncia, o pontífice da fé, o Papa Bento XVI, mais precisamente na última quarta-feira 13/02, fala que deseja o fim da hipocrisia religiosa e divisões na igreja católica. Vejo fumaça nesse comentário. E quando há fumaça pode haver fogo... O pior é que esse tipo de fogo não há alvará que possa regularizar.

                O Papa comenta sobre hipocrisia religiosa. Antes de falar qualquer assunto do gênero, gostaria de esclarecer que já pude ler quase toda a bíblia, com ênfase nos evangelhos e apocalipse e me atrevo a argumentar sobre. Percebo que as igrejas pregam categoricamente um ideal, uma doutrina, regras que alguém achou que fossem as corretas. É muita religiosidade e pouco cristianismo. Recordo da passagem que Cristo diz que veio pela misericórdia e não pela lei. Vejo líderes da graça monetária invadindo as mídias, adquirindo horários na TV, até mesmo compram emissoras; pregam preconceito, falam de forma ríspida sobre outros seres humanos. Jesus acolhia mulheres e até prostitutas, que eram discriminadas na época, e jamais acusava ninguém, apenas mostrava outro caminho.

 Jesus era pacífico, solidário, centrado... Observo que hoje em dia, há líderes que pregam a religião que lhes convém, e o pior, há quem siga tais líderes que estão mais para lunáticos a cristãos. O fato é que se os ouvirmos por muito tempo, talvez nos convençam que falam a verdade. Na real, são ótimos oradores, não que oram bem (do verbo rezar), mas que falam de forma persuasiva a seu bel prazer, iludindo multidões. E os únicos peixes que se multiplicam acabam indo parar em suas luxuosas lanchas.

Pois é... E muitos esquecem que a própria bíblia diz que os falsos profetas ou anticristos virão em nome de Cristo.

                Bento XVI tem razão em dizer em hipocrisia religiosa.  Algumas Igrejas são grandes comércios, para essas, o seu deus é muito Real (R$). E não há bombeiros para fiscalizar a ameaça de fogo que parece fé. Fogo esse que consome o dinheiro da carteira de muitos fiéis que são ludibriados por uma suposta verdade que aprisiona.


                                                                                                                                            Pedra Sutil

Facebook Twitter RSS